Como organizar seus objetivos e ter um novo ano produtivo

Já estão disponíveis vários cartões virtuais para desejarmos um ano novo repleto de conquistas aos nossos amigos. Não demora muito, começaremos a receber uma infinidade deles. Mas para que nossos objetivos sejam realmente atingidos em 2021, não basta desejar, é necessário tempo e reflexão sobre o que de fato queremos realizar e atingir no próximo ano.

Lembro-me de um trecho da obra Alice no País das Maravilhas, em que acontece um diálogo entre Alice e o Gato, com o seguinte desfecho: “quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. Ou seja, se não temos clareza do que queremos realizar e conquistar em 2021, corremos o risco de chegar ao final do ano frustrados e com a sensação de não ter evoluído nada ao longo do ano.

Mas é importante falar sobre um grande vilão dos planejamentos: a procrastinação. É um vício emocional que, como qualquer outro vício, traz prejuízos para a vida. Se você é do tipo que deixa tudo para depois, provavelmente é um procrastinador e isso pode te impedir de alcançar as suas metas em 2021.

A procrastinação nada mais é que o adiamento de atividades, ao ponto de se perder em meio ao que se quer realizar, sendo praticamente impossível o atingimento de metas e a realização dos objetivos traçados. Pode parecer inofensiva, mas a procrastinação acarreta sintomas, como dores de cabeça, de estômago e stress, e os procrastinadores podem adoecer, porque as pessoas que agem assim se preocupam o tempo todo com as metas não atingidas, sentem-se frustrados e devedores a si mesmos e aos outros constantemente.

Para vencer a procrastinação é necessário se programar e criar o hábito de cumprir à risca essa programação. E você pode aproveitar o ano novo para iniciar esse hábito, dando a você mesmo muito mais chances de sucesso em 2021.

1. Determine as metas 

A neurociência afirma que nos comprometemos mais com tudo o que registramos, seja uma planilha eletrônica ou anotado em papel. Então, sejam quais forem as suas metas para 2021, é preciso registrá-las. E tão importante quanto esse registro, é refletir francamente sobre a meta e somente traçar metas  que sejam atingíveis. Traçar metas inatingíveis seria uma atitude clara de autosaboragem.

2. Trace um plano detalhado

Para cada uma de suas metas, detalhe o máximo possível. Avalie as finanças, qual o esforço necessário, se envolve outras pessoas/instituições/empresas, etc. Cuidado com as metas que dependem de terceiros, porque você pode se frustrar, caso não as atinja por forças externas. O ideal é traçar metas que dependam exclusivamente de você. E lembre-se, é importante se antever o máximo possível às situações inesperadas, que podem impedir o atingimento da meta.

Detalhar cada etapa vai possibilitar avaliar, periodicamente, quão mais próximo você estará da reta final. E se no decorrer do processo surgirem novas etapas, basta inseri-las no seu plano para não perder o foco.

3. Determine prazos para as metas

Registre a previsão de data para conclusão de cada etapa. Pode parecer mera burocracia, mas determinar o prazo aumenta o foco e ajuda você a alcançar sua meta com mais facilidade. Se ao longo do ano for necessário alterar alguma data, ou até mesmo alguma estratégia, faça os ajustes sem medo. O planejamento anual é um “processo vivo”, que pode ser aperfeiçoado sem problema.

O mais importante é não desistir no meio do caminho!

4. Concilie metas pessoais e profissionais

Sempre que possível, concilie as metas, essa sinergia facilitará o processo, porque não é possível dissociar a sua vida profissional e pessoal.

______________________

Vamos lá! Quero realmente te encorajar a fazer seu planejamento para 2021 e, mais que isso, encorajá-lo a começar agora mesmo.

Um grande abraço, boas festas e feliz vida [planejada] em 2021.

Adriany

 

Imagem free by Pixabay

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog