ESQUIZOFRENIA 


A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico em que uma alteração cerebral dificulta o julgamento correto sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas. Normalmente, o transtorno aparece entre o final da adolescência e começo da vida adulta, sendo uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a esquizofrenia não é um distúrbio de múltiplas personalidades. 



 

TIPOS

● Esquizofrenia paranoide
● Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica
● Esquizofrenia catatônica
● Esquizofrenia simples


CAUSAS

Ainda não se conhecem todos os mecanismos cerebrais que promovem os sintomas relacionados à esquizofrenia, mas hoje sabe-se que se trata de uma doença química cerebral decorrente de alterações em vários sistemas bioquímicos (neurotransmissores) e vias neuronais cerebrais. Vários genes em combinação são responsáveis por estas alterações cerebrais. O ambiente, ou seja, as relações vitais que a pessoa estabelece funcionam como fatores estressores que contribuem para que estes genes ligados se ativem e a doença apareça. Não existem fatores psicológicos ou ambientais que causam a esquizofrenia, mas sim fatores de vida que são gatilhos para o início das alterações cerebrais da doença.


FATORES DE RISCO

● História familiar de esquizofrenia: as chances são de 10% se tiver um irmão com esquizofrenia, 18% se tiver um irmão gêmeo não-idêntico com esquizofrenia, 50% se tiver um irmão gêmeo idêntico com esquizofrenia e 80% se os dois pais forem afetados por esquizofrenia. 
● Ser exposto a toxinas, vírus e à má nutrição dentro do útero da mãe, especialmente nos dois primeiros trimestres da gestação
● Problemas no parto como falta de oxigênio (hipóxia neonatal)
● Ter um pai com idade mais avançada
● Uso de maconha
● Tabagismo.

 

SINTOMAS

Os sintomas de esquizofrenia no sexo masculino costumam aparecer entre os 15 e 20 anos. Já em mulheres, os sinais da doença são mais comuns beirando os 30 anos de idade. Embora seja raro, também é possível o aparecimento da esquizofrenia em crianças e adultos com mais de 50 anos.

Veja alguns sintomas:

● Delírios
● Alucinações
● Pensamento Desorganizado
● Habilidade Motora Desorganizada ou Anormal

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Não há exames médicos disponíveis capazes de diagnosticar a esquizofrenia. Para que o paciente seja diagnosticado com esquizofrenia, um psiquiatra deve examina-lo para confirmar se é um caso da doença ou não. O diagnóstico é feito com base em uma entrevista minuciosa com a pessoa e seus familiares e após o descarte de outras doenças que atingem o cérebro e também podem contar com os mesmos sintomas psicóticos da esquizofrenia.

Esquizofrenia requer tratamento durante toda a vida, mesmo após o desaparecimento de sintomas. O tratamento com medicamentos e terapia podem ajudar a controlar a doença. As terapias têm o papel adjuvante no tratamento de um paciente com esquizofrenia. Isso significa que elas são essenciais para auxílio na melhora dos sintomas e na manutenção da estabilização clínica. O profissional que acompanha o paciente nas sessões de terapia consegue identificar fatores estressores que costumam piorar o quadro e, a partir disso, ensina o paciente a evitá-los. A terapia também ajuda na parte de comunicação e interação social, independência, auto estima e maturidade emocional (controle de sentimentos e sensações). 


Fonte: Ellocursos Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog